sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SANTO ESTEVÃO - BAHIA

SANTO ESTEVÃO - BAHIA
Santo Estêvão é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 12º25'49" sul e a uma longitude 39º15'05" oeste, estando a uma altitude de 242 metros acima do nível do mar. Faz parte do Vale do Paraguaçu. Sua população estimada em 2004 era de 44.163 habitantes. Vem alavancando crescimento da economia devido à chegada da fábrica de sapatos Dilly, em 2001, que injeta mais de 9 milhões de reais todo ano na economia local.
Tem a topografia em forma de tabuleiros, assim como Feira de Santana e clima comum ao agreste baiano.
Tem um bom comércio, mas tem ótima atividade rural agropecuária, com destaque à produção de fumo, maior da Bahia, e indústria ainda com participação pouco significativa, com apenas uma fábrica, mas há promessa de chegada de mais fábricas à cidade. Sua urbanização é maior que 50%.
Possui uma área de 366,597 km².

História



Existe uma lenda local, de que a cidade teria surgido, através das incursões de um padre que estava a procura de água para os seus animais. Ele teria andado por dias, até chegar em um local que continha água, conhecido como "Riacho Salgado", devido a sua água ser salobra. Isto teria ocorrido por volta de 1739. No ano de 1751 foi criada a freguesia de Santo Estêvão. Em 1827, tornou-se Distrito da Paz. Nessa época Santo Estêvão fazia parte de Cachoeira. Em 12 de julho de 1921 ocorreu a emancipação política de Santo Estêvão, desmembrando o novo município do território pertencente à Cachoeira. Em 21 de setembro do mesmo ano ocorreu a efetivação do novo município, sendo esta data feriado municipal.

Um comentário:

  1. Podemos perceber que a Dass, antiga Dilly, trouxe um grande avanço enconomico para Santo Estevão, Ipecaetá ainda não teve essa oportunidade, mas, um dia quem sabe.Muito bem colega.
    Abraço

    ResponderExcluir